Transferências e Retornos

Todo semestre, a UFSC publica no seu site, por meio do DAE – Departamento de Administração Escolar, na data prevista no Calendário Acadêmico, o Edital de Transferências e Retornos, informando quantas vagas disponíveis há em cada curso (se houver). Também no edital é informado quais documentos serão necessários, bem como os critérios de seleção de cada curso. Estas vagas são preenchidas  por alunos da UFSC que desejam trocar de curso ou que abandonaram o curso e desejam voltar (Transferência Interna ou Retorno por abandono), por alunos de outras instituições de ensino superior que desejam estudar na UFSC (Transferência Externa) ou por alunos que já são graduados em um curso de Ensino Superior (Retorno de Graduado).

O número de vagas disponível, em cada semestre, depende do saldo de vagas de cada curso. A possibilidade de abertura de vagas para o Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UFSC tem sido bastante pequena (ou nula). De qualquer forma, segue o procedimento:

O próximo Edital está previsto para 16 de outubro de 2017, com vistas ao preenchimento de vagas iniciando o curso em 2018/1. Lembrando que o Edital é para todos os cursos da UFSC com vagas disponíveis.
O Curso de Graduação em Engenharia Elétrica – UFSC é bastante concorrido, desde 2012 não temos tido vagas para transferências e retornos.
A conta é a seguinte: entram 50 discentes por semestre e o curso dura (em regra) dez semestres, o que totaliza 500 estudantes no curso. Se, em determinado semestre, houver, por exemplo, 480 matriculados, haverá 20 vagas disponíveis para transferências e retornos. Mas, no nosso curso, entram 50 estudantes por semestre, e mesmo descontando os que se formam  e as desistências, tem somado mais de 500 estudantes matriculados por semestre, não abrindo, então, vagas para transferências e retornos.
Se as previsões estiverem erradas e surgirem vagas disponíveis, o Colegiado do Curso definirá as regras, podendo dividir as vagas em transferência interna, retorno por abandono, transferência externa e retorno de graduado. O Colegiado define ainda os critérios de seleção, que também estarão disponíveis no Edital, caso haja vagas para o nosso curso.
Um estudante regularmente matriculado em qualquer curso superior reconhecido pelo MEC, de instituição pública ou privada, pode participar do edital de transferências e tentar uma das vagas disponíveis.
.